THEODORO CONSULTORIA AGRONÔMICA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa

Blog

default/image/icons/ico_linecurve.png

Fique por dentro das melhores dicas, informações e notícias sobre tecnologia aplicada ao campo

Entre em contato com TCA.

Novas Perspectivas: Tudo sobre a agropecuária 4.0

Novas Perspectivas: Tudo sobre a agropecuária 4.0

Quando pensamos em agricultura 4.0, devemos considerar um conjunto de tecnologias e equipamentos modernos, empregados diretamente na lavoura, com o objetivo principal de tornar a produção mais eficiente e ágil — além é claro, de minimizar desperdícios e reduzir despesas.

Mas, afinal, o que é a agropecuária 4.0, como funciona, quais são os seus objetivos, vantagens e desafios? Neste post, explicaremos todos estes e outros detalhes. Para saber mais, basta continuar a leitura!

O que é a agricultura 4.0?

De modo geral, a agricultura 4.0 nada mais é do que um termo utilizado para caracterizar as tecnologias empregadas para otimização da produção agrícola. Em outras palavras, essa nada mais é do que uma nova revolução do setor.

Na prática, essa evolução da agricultura é marcada, principalmente, por ferramentas e dispositivos tecnológicos, cujo objetivo é trazer maior agilidade, independência e integração da agricultura com as melhores práticas gerenciais.

Além disso, com a agricultura 4.0, pode-se utilizar sistemas que fazem a otimização das rotinas na produção, melhorando consideravelmente tanto a produtividade quanto a qualidade dos produtos agrícolas.

Como funciona a agricultura 4.0?

Como já pontuamos, a agricultura 4.0 é uma modalidade que representa a modernização da agricultura no mundo. Para tanto, o seu funcionamento baseia-se no uso integrado de equipamentos autônomos, sistemas de alta tecnologia, incluindo softwares para captação e análise de dados, cujo intuito é otimizar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas, por meio de um melhor aproveitamento de cada fase de plantio.

Importante mencionar que a tecnologia, neste caso, está presente em todas as fases da agricultura, desde um estudo mais aprofundado sobre as características do solo, até o controle de plantas invasoras e demais pragas, incluindo, claro, o plantio e a colheita. Além disso, o uso de tecnologias também está presente na gestão do agronegócio.

Qual é o objetivo da agricultura 4.0?

Em linhas gerais, o principal objetivo da agricultura 4.0 é possibilitar uma produção agrícola mais eficiente, ágil e com qualidade superior. Além disso, ela também oportuniza uma gestão agrícola mais efetiva em todas as etapas do processo agrícola, isto é, desde o plantio à colheita.

Justamente por isso é que são empregados o uso de tecnologias e softwares, além de maquinários e sistemas de gerenciamento avançado, uma vez que todas essas tecnologias possibilitam um maior controle sobre a produção, além de melhorar o monitoramento das lavouras e apoiar a tomada de decisões para atingir os objetivos que a agricultura 4.0 se propõe.

Com a automatização do setor, a tecnologia permite que os agricultores tenham uma base muito maior de dados, o que, por sua vez, leva a uma melhor eficiência na aplicação de insumos, sem mencionar que a maior segurança para os trabalhadores também contribui para aumentar a produtividade agrícola, diminuir despesas e trazer vários outros benefícios.

Qual é a importância da agricultura 4.0 para o produtor?

A agricultura 4.0 é uma tendência que cada vez mais está presente nas propriedades rurais de todo o planeta. Sua importância para os agricultores é imensa, uma vez que é por meio dela que tanto os pequenos produtores, quantos os médios e grandes conseguem otimizar a sua produção.

Com a agricultura 4.0, fica mais fácil ter um controle mais eficiente e um melhor aproveitamento dos insumos, redução de desperdícios no plantio ou colheita, além da diminuição dos custos com com os produtos agrícolas. Ademais, com o auxílio da tecnologia, também é possível ter maior qualidade em todas as etapas produtivas.

Como implementar a agricultura 4.0?

Para implantar a ideia central da agricultura 4.0, os agricultores dispõem de uma série de mecanismos. Como esse tipo de sistema baseia-se no uso da tecnologia de ponta, pode-se implementá-la, portanto, por meio do uso de Drones ou VANTs, para o monitoramento da propriedade, mesmo à distância.

Quer outro exemplo prático da agricultura 4.0? Hoje em dia já é possível usar sistemas para avaliar a demanda de água na lavoura. Outra forma simples e direta sobre a implementação da agricultura 4.0 passa diretamente sobre o beneficiamento de sementes, com a modificação genética de grãos, a fim de promover um crescimento mais saudável das plantas, através de tecnologias modernas.

Viu como a agricultura 4.0 pode ser importante para a sua empresa? Esse tipo de sistema é o futuro da agricultura moderna, eficiente e ágil. No entanto, devemos levar também em consideração os inúmeros desafios de implementar, com sucesso, esse tipo de sistema, pelo menos para grande parte dos produtores do país.

Gostou deste conteúdo? Se quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando as novidades que compartilhamos em nosso blog.