THEODORO CONSULTORIA AGRONÔMICA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa

Blog

default/image/icons/ico_linecurve.png

Fique por dentro das melhores dicas, informações e notícias sobre tecnologia aplicada ao campo

Entre em contato com TCA.

5 tecnologias indispensáveis para aumentar a produção no campo

5 tecnologias indispensáveis para aumentar a produção no campo

A agricultura é um setor que está em grande evidência nos últimos anos, especialmente por sua importância em diversos setores da economia. No entanto, a atividade também enfrenta problemas que vão desde uma baixa produção até às temíveis infestações e pragas — que além de comprometer a produtividade, tornam a produção mais cara.

A boa notícia é que, com o surgimento de novas tecnologias relacionadas a área, muitos dos problemas enfrentados pelos produtores podem ser revertidos, evitando-se que situações prejudiciais possam ocorrer com frequência. Pensando nisso, para ampliar a produção no campo, é cada vez mais necessário fazer o uso de tais tecnologias.

Pensando nisso, trouxemos neste conteúdo 5 das principais ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado agro. Portanto, se deseja obter máxima eficiência em sua produção agrícola, confira o que é uma tendência não só no país, mas também em campos de cultivo de todo o planeta!

1. Drones e VANTS

Tanto os Drones quanto os chamados VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados) são dispositivos que exercem um papel bastante relevante para a agricultura. Inclusive, esse tipo de tecnologia é uma das principais soluções inovadoras do agronegócio, quando o assunto é o uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar na produtividade do campo.

Um dos benefícios mais relevantes passa diretamente sobre o sensoriamento remoto. Isso porque eles permitem conhecer exatamente a situação da cultura, especialmente sobre o seu desenvolvimento em relação aos dados obtidos através das imagens de sensoriamento remoto que foram registradas.

Por outro lado, vale mencionar que o sensoriamento remoto, quando se dá de forma “bruta”, não apresenta tudo o que deve ser investigado. Portanto, exige-se a interpretação adequada dos dados, a fim de se promover uma análise assertiva — do contrário, o produtor apenas teria imagens incríveis, o que não resolve os problemas do campo.

2. Robótica avançada

Ao longo dos anos, a agricultura foi pautada por crenças equivocadas, como a máxima de que “mais é melhor”. Neste ponto, se estabeleceu a necessidade de criar espaços cultiváveis muito amplos para produção em grande escala. Consequentemente, o que se viu foi uma operação pouco competitiva e, muitas vezes, inviável em pequena escala.

No entanto, com os avanços recentes na área da robótica, esse modelo de atuação baseado em uma parcela muito extensa de terra vem se modificando. Com a presença de robôs, o cenário dos pequenos agricultores é bastante promissor, uma vez que estes também terão potencial técnico para competir com os grandes do setor.

Quer um exemplo de uso dos robôs inteligentes? Esse tipo de tecnologia pode auxiliar o desenvolvimento de ferramentas que permitirão às "máquinas" identificarem, dentro de uma área de cultivo, o que é planta e o que é praga ou erva daninha — através de dados visuais que auxiliarão na tomada de decisões para minimizar esse tipo de ocorrência no campo.

3. Máquinas inteligentes e autônomas

A partir da Revolução Industrial e do aumento populacional, novas tecnologias foram inseridas em diversos setores, o que não foi diferente com o agro. O processo produtivo foi totalmente modificado e aperfeiçoado, desde as fases de adubação, plantio até colheita. Tudo isso foi possível pelo surgimento de novas tecnologias e ferramentas específicas.

Embora esse tipo de recurso não seja exatamente uma novidade, é importante destacar que estamos atravessando uma nova revolução — e dessa vez, as tecnologias existentes passam diretamente sobre a automação. Com isso, é grande a lista de máquinas agrícolas inteligentes e autônomas para auxiliar na rotina do campo.

Controladores via GPS, sensores, tratores autônomos, etc. Estes são apenas alguns exemplos de sistemas precisos que fazem com que a cada dia que passa, estejamos mais próximos de uma rotina mais autônoma no trabalho no campo.

Em um futuro próximo, será possível operar diversos equipamentos simultaneamente, sem a intervenção de trabalhadores diretamente. Com isso, é possível otimizar os recursos e o tempo para investir em outras áreas, buscando assim o máximo de eficiência e produtividade.

4.Sensores precisos

O desenvolvimento de sensores precisos para o agronegócio foi um marco importante. Isso porque, a partir desse tipo de tecnologia digital, as propriedades poderão organizar estratégias e planejar-se adequadamente, a fim de aprimorar diversas etapas da produção no campo.

Nesse contexto, com a agricultura 4.0, também chamada de agricultura digital, diversos sistemas de acompanhamento estão cada vez mais presentes no agro. Lembrando que esse tipo de ferramenta, junto com os softwares de gerenciamento fornecem informações relevantes sobre a cultura, o solo, variação climática e muitos outros elementos essenciais para o sucesso da lavoura.

Um ponto importante é que a agricultura moderna, ou seja, que atravessa uma era totalmente digitalizada, é marcada, hoje em dia, pela Big Data e a chamada Internet das Coisas (IoT). A função de tais tecnologias nada mais é do que auxiliar a tomada de decisões do produtor, a fim de torná-las mais assertivas e, assim, gerar resultados de valor.

Para torná-la viável, porém, os sensores são um tipo de tecnologia que desempenham um papel vital para esse momento de revolução do setor. A tendência para o futuro, portanto, é que cada vez mais essa tecnologia cresça e evolua, trazendo novas soluções, informações e dados que possam ser analisados para aumentar a produção no campo.

5. Software de gestão e monitoramento

Se juntarmos todas as tecnologias anteriores, drones, VANTS, robôs, máquinas inteligentes e sensores, sem mencionar os softwares de Inteligência Artificial e big data, a agricultura moderna gera um grande volume de informações precisas, a fim de contribuir para que a produção de alimentos tenha a melhor performance possível no campo.

Por outro lado, abre-se a necessidade de analisar e gerenciar todas essas informações, de modo assertivo. Afinal, apenas de tal modo é possível que todas as tecnologias existentes direcionam o produtor a resultados de fato significativos. Assim, outra tecnologia que também possui extrema importância para o futuro do agro são os softwares de gestão e monitoramento.

Conclusão

Há muito tempo a agricultura no Brasil vem se transformando em um negócio rentável, produtivo e bastante lucrativo. Isso reflete, em geral, a chegada da tecnologia no setor, pois dá ao produtor rural ferramentas interessantes para direcionar a produtividade do negócio de maneira otimizada. Em outras palavras, com a tecnologia, hoje em dia é possível produzir mais gastando menos e aproveitando melhor todos os recursos disponíveis.

O uso de drones, por exemplo, possibilita aos produtores uma melhor visualização das áreas da lavoura, enquanto os sistemas automatizados tornam a colheita mais rápida. Além disso, os sensores precisos e os dados levantados por meio desse tipo de tecnologia possibilitam identificar falhas e problemas, como pragas e doenças.

Por fim, os softwares de gerenciamento da atividade no campo podem fechar com maestria o controle da produção, sem mencionar que ajuda diretamente na modernização da agricultura, com análises assertivas dos dados captados. Portanto, além de boas técnicas de cultivo, apostar em novas tecnologias é fundamental para o sucesso da agricultura.

Gostou deste conteúdo? Se quer receber mais notícias e informações valiosas como esta, não deixe de acompanhar os posts que publicamos em nossas redes sociais.